O QUE SHIVA E JESUS TÊM EM COMUM?
O que Shiva e Jesus têm em comum?
Nosso objetivo: Não queremos alimentar o dualismo ou disputas religiosas, apenas apresentar as semelhanças entre o Senhor Shiva e o Senhor Jesus, abordar a importância da ética e das qualidades espirituais e como as experiências espirituais podem ocorrer.
A Existência de Shiva e de Jesus
Algumas pessoas falam que Shiva e Jesus nunca existiram, que os dois são apenas personagens mitológicos. Geralmente, essas pessoas não sabem o que é Mitologia.
Mitologia é um conjunto de mitos (histórias sagradas e simbólicas) de um povo ou cultura, que explicam a origem do mundo, da humanidade, fenômenos naturais, costumes e valores morais, funcionando como um sistema de crenças para entender a realidade e a condição humana antes do pensamento racional.
Mitologia são parábolas, ilustrações. Por exemplo: Com objetivo didático, Jesus contou a Parábola de Lázaro e o Homem Rico, ele mesmo informou que se tratava de uma ilustração e não uma realidade.
Infelizmente, existem pessoas que não sabem interpretar uma fala ou um texto, e acreditam que essa parábola de Jesus é real. Existem também pessoas desonestas que sabem que essa parábola não é real, mas ensinam que é real para pessoas com pouca instrução ou dificuldade de discernimento.
Histórias como Shiva arrancando a cabeça de Ganesha e colocando uma cabeça de elefante também são ilustrações, parábolas, simbolismos didáticos para ensinar conceitos éticos, morais e religiosos. Infelizmente, alguns compreendem errado e outros ensinam errado propositadamente.
Sobre a existência histórica de Jesus e Shiva, nós precisamos compreender algumas coisas:
Shiva é o Deus mais antigo da Terra, e o Shaivismo é a religião mais antiga da Terra, isso remonta ao período do xamanismo natural, dos povos ancestrais que compreendiam a natureza como parte da própria existência, cultura e espiritualidade.
Shiva está presente em diversas religiões: hinduísmo advaita vedanta, vaishnavismo, algumas seitas do budismo e várias seitas do Shaivismo. Em todas essas religiões Shiva foi colocado como um ser mitológico secundário.
Somente no Saiva Siddhanta, Shiva é o Deus Todo-Poderoso e pessoal. Portanto, é óbvio que não encontraremos um Shiva histórico que tenha trabalhado em uma fábrica de sandálias no Egito há 5 mil anos atrás ou algum laboratório que tenha um pedaço da pele de Shiva em um tubo de ensaio, isso é ridículo.
De outro lado, é consenso acadêmico a existência de Jesus e ponto, não interessa o que especuladores ou pessoas mal intencionadas falam.
O passado é instrucional, mas precisamos saber sobre a existência de Shiva e de Jesus no tempo presente, porque nós não estamos vivendo no tempo das cavernas, no Egito antigo ou na Galileia do primeiro século.
Seres Espirituais
Nós também precisamos entender que se realmente Shiva e Jesus existem, eles são pessoas espirituais, não são seres humanos (animais racionais como define a Ciência). Eles também não são extraterrestres ou fantasmas.
O que ocorre é simples: Eles existem em outro padrão vibracional diferente do nosso padrão vibracional e não estão sob a mesma condição física dos animais (irracionais ou racionais como classifica a Ciência).
Como uma pessoa pode ter a certeza de que Shiva e Jesus existem como seres espirituais em um padrão vibracional diferente do nosso padrão material? Evoluindo espiritualmente, operando a nossa Consciência em um padrão vibracional mais elevado.
Essa evolução não envolve religiões e livros:
- Envolve a pessoa desenvolver um padrão de ética incondicional;
- Desenvolver qualidades espirituais como o Amor, a humildade, a compaixão, o perdão e outras virtudes;
- Desapegar totalmente do ego;
- Manter uma rotina saudável de meditação e contemplação, e
- Buscar um relacionamento achegado com a Força Superior, a Fonte da Vida, Deus ou o que seria a melhor definição: Papai.
Semelhanças entre Shiva e Jesus
Shiva e Jesus são tão semelhantes que algumas pessoas acreditam que eles são a mesma pessoa da seguinte forma: Shiva (Deus se revelando para o Oriente) e Jesus (Deus se revelando para o Ocidente). Mas, eles não são a mesma pessoa.
Shiva e Jesus são semelhantes nos seguintes pontos: São puros, são inocentes, são a própria compaixão, são inteiramente pacíficos, são inteiramente benevolentes, são extremamente perdoadores, eles são a humildade em pessoa, são estritamente éticos, são a personificação da brandura, não possuem ego, tudo o que fazem é para dar a outros e nunca para benefício próprio, eles são infinitamente doces e compreensivos.
Tanto Shiva, quanto Jesus, têm um profundo amor e apego às pessoas pobres, aos portadores de deficiência, aos considerados malucos, aos injustamente excluídos e marginalizados, aos considerados feios e esquisitos, aos humildes de corpo e alma, às mulheres excluídas e vulneráveis, aos indesejáveis, aos que padecem de doenças repugnantes para a sociedade (como nossos irmãos vítimas de hanseníase, conhecida como lepra), ou seja, a todo e qualquer tipo de pessoa que possuem virtudes, mas são rejeitadas pelo mundo.
Qualidades Espirituais
Essas semelhanças entre Shiva e Jesus são as qualidades que uma pessoa precisa ter para ser evoluída espiritualmente e alcançar padrões vibracionais superiores.
Somente a partir dessa fase evolutiva, uma pessoa pode realmente COMEÇAR a entender uma PEQUENA PARCELA da dimensão espiritual e conquistar por meio da GRAÇA, não de esforço próprio, uma convivência com Shiva ou Jesus, e então concluir que tanto eles, quanto outros seres espirituais de bondade, realmente existem.
Experiências Espirituais
Experiências espirituais ocorrem entre o Pai e seu filho ou filha em particular, somente os dois juntos.
De acordo com os ensinamentos de Jesus, a pessoa deve estar adorando a Deus sozinha em seu quarto. Ainda, podemos realizar meditação e contemplação isolados na natureza, ou em um monte, como Jesus fazia e deixou esse doce exemplo de solitude em união com o Pai.
Além disso, em espírito e verdade, a pessoa precisa amar ao Pai acima de todas as coisas e amar todas as outras vidas como a si mesma.
O amor da pessoa pelo Pai tem de ser incondicional, sem esperar receber nada em troca e sem abandonar esse amor quando dificuldades surgem.
A pessoa ama o Pai por reconhecer que a personalidade dele é repleta de qualidades maravilhosas e porque ele é TUDO o que ela mais ama e mais busca na vida.
Ninguém tem experiências espirituais em qualquer porta aberta na esquina, a Presença Divina não é como uma bebida servida em copos na mesa dos botequins, independente de qual nome as pessoas dão a esses botecos.
Se você busca uma experiência espiritual, não adianta você ser a pessoa mais inteligente do planeta, o melhor cientista, ou de outro lado, ter a maior fé do universo. Se você não abandonar o ego, ser inteiramente humilde e ético, ser possuidor de qualidades humanas sublimes, você não terá acesso a uma realidade espiritual superior.
Experiências espirituais puras e verdadeiras, somente são possíveis para almas puras e verdadeiras.
O nome de Deus
Não podemos deixar de mencionar que Jesus nunca ensinou seus discípulos a chamar Deus por um nome próprio: Jeová, Alá, Shiva, Krishna, José ou João.
Jesus ensinou que Deus deveria ser chamado de Pai, Papai, em aramaico: Abba Pai.
Os tâmeis nos ensinam que nós temos um Pai, Papai, que em tâmil é Appa Pati (Abba Pai de Jesus), e que Papai é essa pessoa a quem costumamos chamar como Shiva (O Benevolente).
Shiva não é um nome próprio, é uma qualidade de Appa Pati/Abba Pai (Papai); Shiva significa Auspicioso, Benevolente.
Diferenças entre Shiva e Jesus
As diferenças entre Shiva e Jesus são: Shiva é Pati (Pai), Jesus é o Filho do Pai ou Filho de Pati, o Filho de Deus, como ele mesmo repetiu incansavelmente.
Jesus ensina o caminho para o Pai, mas é o Pai quem liberta as pessoas do ego, da ignorância e da ilusão.
Jesus disse: “Ninguém vem a mim a menos que o Pai o atraia”. Observamos com essa declaração de Jesus que ninguém realmente compreende a personalidade dele, o modo de ser e de pensar dele, os ensinamentos dele, e entender que precisa ser igual a Jesus, se estiver dominado pelo ego, por falsas crenças e ideologias, e acorrentado por ilusões mundanas, terrenas de qualquer origem.
Por isso, bilhões de pessoas já leram sobre Jesus centenas de vezes, muitas afirmam amar e seguir Jesus, mas raramente alguém consegue ser parecido com ele.
Somente o Pai pode libertar a pessoa de todas essas limitações e ajudá-la a ser imagem e semelhança Dele, o Pai. Somente Ele pode ajudar alguém a seguir o exemplo fiel de Jesus, que se fez um de nós, mostrando o tipo de pessoa e Consciência que devemos ser.
Quando alcançamos a fase evolutiva de sermos imagem e semelhança do Pai, então o Pai nos concede a Graça eterna da libertação da alma e a convivência sublime com o Amor. Deus é Amor (Anbe Sivam)!
Clique aqui e baixe grátis 👉 Filosofia Saiva Siddhanta
Clique aqui para obter mais e-books gratuitos 👉 LIVROS GRATUITOS
Clique aqui para vídeos de mantras e músicas especiais 👉 MANTRAS E MÚSICAS
Maiores informações no WhatsApp: 21 98622-6626
Sivayoga
